Estrutura do Curso

O currículo do curso tem um eixo central, obrigatório para todos os alunos, contendo componentes curriculares considerados essenciais para a formação de um bacharel em Ciência de Computação e que perfaz aproximadamente 70% da carga horária mínima do curso. Os componentes curriculares optativos perfazem aproximadamente 30% dos componentes curriculares, dando ao aluno autonomia para projetar esta carga horária de acordo com os seus interesses e aptidões. Os pré-requisitos entre os componentes curriculares são definidos para os casos considerados imprescindíveis. Na grade curricular, além dos pré-requisitos obrigatórios, apresenta-se uma relação de dependência entre algumas disciplinas (pré-requisitos recomendados) que pode induzir um melhor aproveitamento dos conteúdos. Esta dependência, no entanto, não é obrigatória, ou seja, não estabelece uma relação de pré-requisito propriamente dita e o aluno não é obrigado a cumpri-la. Os componentes curriculares optativos são oferecidos através de Áreas de concentração, Perfis complementares e Disciplinas livres.

 

  • Áreas de concentração: São estruturadas através de componentes curriculares que especializam algumas áreas da computação.

  • Perfis complementares: Os perfis estruturam áreas afins da computação em unidades coerentes de conhecimento através de componentes curriculares que abordam conteúdos relacionados com a área em questão.

  • Disciplinas livres: São disciplinas que têm relação com matérias da computação ou com matérias de formação complementar que não estão organizadas segundo áreas de concentração nem perfis complementares.