Colação de Grau

Colação de grau

Ao final de cada semestre, o coordenador do curso envia um email com uma tabela para que os alunos que pretendem colar grau no semestre seguinte preencham. No término do prazo para preenchimento, o coordenador analisará a situação de cada aluno, contactando os alunos que ainda não têm condição de se formar. Após a definição dos prováveis concluintes na tabela, o coordenador solicitará aos alunos que preencham um formulário específico para entrega ao Núcleo de Avaliação Curricular (NAC). Em seguida, os nomes validados serão incluídos no Sistema Acadêmico (SIAC), para que os alunos tenham prioridade na matrícula. Os próximos passos para a colação de grau são:

  1. Avaliação curricular por parte do coordenador do curso - muitas vezes os alunos dependem de carga horária optativa do semestre corrente para poder se formar, que dependem de análise do colegiado. Isso implica que tais alunos só serão liberados para a colação de grau no início do semestre seguinte, após análise de processos. Ao longo do semestre, o NAC também fará uma análise curricular dos alunos listados para colação de grau, informando suas pendências. Durante todo o semestre, é muito importante que os alunos prováveis concluintes mantenham contato constante com o coordenador para verificar seus status de conclusão. IMPORTANTE: os alunos não devem marcar data para colação de grau sem o prévio consentimento do coordenador, implicando que a data definida não seja factível por falta de tramitação dos ritos universitários para a colação de grau.

  2. Após sanar todas as pendências para colação de grau, o coordenador envia ofícios informando sobre as datas e local de formatura para o NAC, direção do IC e o Núcleo de Diplomas e Currículos (NEDIC), este último solicitando o diploma. Isso acontece apenas quando os históricos dos alunos são liberados pelo NAC. A colação de grau pode ser feita com solenidade ou sem solenidade. Em caso dos alunos optarem por solenidade, devem definir uma data primeiramente com o coordenador do curso e só depois disso se dirigirem à reitoria para verificar a disponibilidade de data da reitoria. IMPORTANTE: deve haver um número mínimo de 15 alunos para colação com solenidade na reitoria. Caso os alunos optarem por colação de grau sem solenidade, então é o coordenador que define a data e o local.

  3. Na data confirmada da colação de grau, haverá uma ata que deve ser assinada por todos os docentes presentes na colação de grau. Esta ata deve ser devolvida, após a colação de grau, ao IC para providências.